A tuberculose nos peixes pode ser tratada?

 

Porque pode surgir a tuberculose nos peixes e como pode ser tratado um peixe doente?

A tuberculose piscícola é uma doença por factores. Isto significa que após uma infecção com micobactérias, a doença só aparece quando se verificam factores desfavoráveis. Por esta razão, a prevenção é a melhor protecção para os seus peixes: promova condições de vida ideais no aquário e mantenha em quarentena consequente os peixes recém-adquiridos.

A tuberculose piscícola é incurável, embora se encontrem em livros indicações sobre alegados tratamentos de sucesso com determinados antibióticos. A presença das micobactérias nos peixes afectados pode ser comprovada através de testes laboratoriais. Se os peixes do aquário adoeceram comprovadamente de tuberculose piscícola, aconselha-se o seguinte:

Se o processo for crónico, isto é, de vez em quando morre um peixe com os sintomas típicos, pode continuar a cuidar dos peixes que aparentem ser saudáveis. Mas não deve, em caso algum, introduzir novos peixes no aquário. Isto porque, por um lado, a introdução de novos peixes significa stress para os animais já existentes, o que favorece a deflagração da doença; por outro lado, os peixes novos podem ficar infectados e morrer.

Se todos os peixes estiverem afectados, devem ser sacrificados de modo indolor. Em seguida, o aquário e todos os acessórios devem ser cuidadosamente limpos e desinfectados (de preferência, com um bactericida contra os agentes patológicos da tuberculose, que encontra em farmácias) antes de se voltar a introduzir peixes. Regra geral: cuidado ao trabalhar no aquário! Deve utilizar sempre luvas de borracha, porque a tuberculose piscícola pode ser transmitida aos humanos.

Se tiver feridas abertas nas mãos e o seu sistema imunológico estiver enfraquecido, estas bactérias podem-se entranhar na pele e causar alterações na mesma. Geralmente, estas alterações curam-se por si próprias após algumas semanas ou meses. Consulte eventualmente um médico.

A tuberculose nos peixes pode ser tratada?

Se gostou de A tuberculose nos peixes pode ser tratada? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.