Como devo escolher o sitio para pôr o meu aquário?

 

Quero ter um aquário. O que devo ter em consideração aquando da escolha da localização?

Em primeiro lugar, quer certamente colocar o seu aquário num local em que se enquadre na sua mobília e onde possa observar bem os peixes. Além destes critérios estéticos, existem algumas regras básicas, que devem ser tomadas em linha de conta na escolha do local adequado.

Primeiro, tem de analisar se o chão da sua casa comporta o peso de um aquário. Num aquário de 500 1, só a água pesa cerca de 500 kg. A estes acrescem ainda o peso do material de decoração, do aquário em si e da base. Nos aquários grandes pode rapidamente acontecer que a capacidade de carga do chão não seja suficiente, sobretudo em construções antigas que ainda têm chão em madeira. Por isso, no caso de um aquário grande e pesado, é aconselhável escolher um local perto de uma parede de suporte, para não sobrecarregar demasiado o chão.

Tenha em atenção que o aquário não seja colocado num local de passagem. Os peixes sentem-se frequentemente perturbados com a passagem de pessoas e ficam stressados. Conseguem sentir as mais pequenas vibrações e tentam, por isso, fugir ou esconder-se.

É prático instalar o aquário perto de uma tomada. Cabos de electricidade a atravessar a sala não são estéticos e podem causar acidentes. Para poder facilmente efectuar trabalhos de limpeza e manutenção, é aconselhável ter o aquário e respectivos utensílios num local de fácil acesso.

O pavimento à volta do aquário não deve ser demasiado sensível a salpicos de água, que são inevitáveis nas mudanças de água. O melhor seria chão de mosaicos. Pavimento em laminado não é adequado para aquários, porque incha facilmente se não forem limpos imediatamente todos os pingos. Naturalmente, o aquário também não deve ser exposto a fumo de tabaco excessivo, porque este poderá deteriorar facilmente a qualidade da água.

Como devo escolher o sitio para pôr o meu aquário?

Se gostou de Como devo escolher o sitio para pôr o meu aquário? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.