Como posso identificar um peixe intoxicado?

 

Podem ocorrer intoxicações dos peixes no aquário? Como posso identificar um peixe intoxicado?

Intoxicações não é raro em peixes ornamentais. Os sintomas de uma intoxicação são muito variados. As seguintes alterações comportamentais podem ser indícios de uma intoxicação: os peixes nadam sem coordenação, ficam “pendurados” à superfície da água, nadam extremamente rápido de um lado para o outro, têm dificuldades respiratórias, estão apáticos, assustados, ficam pálidos ou extremamente coloridos. Como vê, os sintomas de intoxicação podem ser variados, pelo que, em caso de suspeita, deve controlar de imediato os valores da água.

Uma intoxicação de cobre, por exemplo, pode ser provocada por novos tubos de cobre ou aquecedores. Sobretudo os calictídeos, como o ancistrus (Ancistrus spp.) ou os limpa-vidros (Otocinclus spp.), são muito sensíveis em relação ao cobre. Frequentemente, porém, o cobre na água do aquário provém de produtos contra algas ou de medicamentos administrados na água.

A água proveniente de velhos tubos de chumbo pode provocar intoxicações de chumbo.

Cuidado também com insecticidas. Por exemplo, nunca deve fazer o tratamento das suas plantas ornamentais contra pulgões ou do seu cão contra pulgas na mesma divisão onde se encontra o aquário. A maioria dos insecticidas é extremamente tóxica para os peixes.

Também os vapores resultantes de tintas, vernizes e solventes aplicados na divisão onde se encontra o aquário podem intoxicar os peixes.

Se gostou de Como posso identificar um peixe intoxicado? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.