Como posso reconhecer se os meus peixes são machos ou fêmeas?

 

Nalguns peixes não é possível diferenciar os machos e as fêmeas pelo aspecto exterior. A excepção é o período da desova, quando a barriga da fêmea fica mais gorda devido aos ovos.

Nos poecilídeos vivíparos, os machos possuem o gonopódio: a barbatana anal transformada em órgão reprodutor. Como as fêmeas não possuem este órgão, podem ser facilmente diferenciadas. Fêmeas em estado de gestação têm uma mancha de gestação de coloração escura por trás da barbatana anal. Deste modo, podem ser diferenciadas dos machos jovens.

Noutras espécies, os machos adultos têm constantemente, ou pelo menos durante o período de desova, uma coloração mais forte do que as fêmeas e barbatanas maiores. O combatente macho, por exemplo, pode ser identificado claramente devido às suas barbatanas mais vistosas. Nos peixes arco-íris, killies e anabantídeos, os machos podem ser identificados pelos seus mantos de cores magníficas. Em muitos peixes da família dos ciclídeos, os machos são significativamente maiores e mais coloridos do que as fêmeas.

Os machos de escalares, discos e de alguns outros ciclídeos podem ser distinguidos das fêmeas durante o período de postura pela forma dos órgãos sexuais, visíveis neste período: o ovopositor da fêmea é largo, o do macho tem uma forma afunilada.

Nos kribensis (Pelvicachromis pulcher) são excepcionalmente as fêmeas que têm cores mais fortes. Além disso, as fêmeas possuem ainda uma mancha vermelha na barriga. Em muitos dos ciclídeos incubadores bocais, como por exemplo o Pseudotropheus elongatus ou o Pseudotropheus zebra, os machos possuem manchas típicas na barbatana anal.

Como posso reconhecer se os meus peixes são machos ou fêmeas?

Se gostou de Como posso reconhecer se os meus peixes são machos ou fêmeas? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.