Critérios importantes na escolha de plantas para um aquário?

 

Quais são os critérios importantes para a escolha de plantas para o aquário?

A escolha depende de diversos factores:

Tamanho do aquário: num aquário pequeno só deve colocar plantas que não crescem muito. Apenas como ponto de atracção visual pontual, pode colocar uma planta solitária maior, por exemplo, uma Aponogeton madagascariensis, com folhas em rede.

Intensidade de iluminação: as plantas têm diferentes necessidades no que diz respeito à luz. Por exemplo, algumas Echinodorus spp. necessitam de uma elevada intensidade de iluminação; outras plantas, como as Cryptocoryne sp. não precisam de tanta luz.

Qualidade da água: muitas plantas aquáticas crescem melhor em água macia e ligeiramente ácida do que numa água dura alcalina. Assim, também os valores da água influenciam a escolha de plantas adequadas.
Existência de peixes: Alguns peixes são herbívoros e petiscam as plantas. Por isso, deve preferir espécies resistentes e de forte crescimento. Neste caso, deve evitar espécies de fibra fina.

Espaço do primeiro plano e do fundo: o primeiro plano deve ficar disponível como espaço para nadar. Por isso, colocam-se aqui espécies de porte pequeno como a Sagittaria subulata f. pusilla, a Cryptocoryne parva ou a Echinodorus tenellus. Para o fundo, podem ser escolhidas plantas de crescimento em altura, como a Hygrophila corymbosa ou a Aponogeton crispus.

Se gostou de Critérios importantes na escolha de plantas para um aquário? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.