Devo matar o meu peixe se ele estiver gravemente doente?

 

O que faço com o meu peixe que está gravemente doente? Devo matá-lo? O que posso fazer para que o peixe não tenha de sofrer?

Se um peixe tiver uma doença incurável, deverá ser morto de um modo indolor. Ouve-se dizer frequentemente que congelar os peixes doentes é um método indolor de os sacrificar. Mas não é verdade: os animais entram num estado de rigidez por causa do frio, mas continuam conscientes.

Também há casos em que um peixe com doença mortal é despejado na sanita. Mas isto é uma crueldade para com os animais! Isto porque o peixe sofre um choque devido à qualidade de água completamente diferente e tem uma morte lenta e dolorosa dentro da canalização.

Um método adequado segundo as normas de protecção dos animais é o corte com uma tesoura atrás da cabeça atravessando a coluna. Mas muitos proprietários de peixes não têm coragem de o fazer.

Em alternativa, o veterinário pode adormecer o animal. O peixe doente é colocado num pequeno tanque e o veterinário administra uma sobredosagem de um anestésico directamente na água.

Se gostou de Devo matar o meu peixe se ele estiver gravemente doente? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.