O meu escalar tem uma bolha por cima do olho. Como posso ajudá-lo?

 

Após uma grande troca de água, o meu escalar ficou com uma espécie de bolha por cima do olho esquerdo. O que é isto e como posso ajudá-lo?

Provavelmente, trata-se da chamada doença das bolhas de gás. É comparável à doença de descompressão dos mergulhadores, e é causada por uma sobressaturação da água por gases.

Frequentemente, a água da torneira é sobressaturada em oxigénio para evitar corrosões nos canos. Se transfere a água da torneira através de um tubo directamente para o aquário, o gás nela contido não se consegue dissipar antes que a água se misture com a água do aquário. Devido a esta sobressaturação em oxigénio, os peixes ficam com bolhas no corpo e na cabeça, que parecem estar cheias de um líquido transparente. Não raras vezes também os olhos são atingidos, ficando claramente salientes.

Se o peixe afectado continua a comer e a nadar normalmente, é bem possível que as bolhas se curem sozinhas. Mas se o peixe nada de uma forma descoordenada, ou está sempre deitado no fundo ou de lado, as possibilidades de cura são reduzidas. Neste caso, é melhor matá-lo de forma indolor.

O meu escalar tem uma bolha por cima do olho. Como posso ajudá-lo?

Se gostou de O meu escalar tem uma bolha por cima do olho. Como posso ajudá-lo? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.