O que devo ter em atenção ao mudar a água do meu aquário?

 

Recomenda-se vivamente que mude a água com regularidade. Se não o fizer, a dado momento os peixes nadam num caldo de urina e fezes. Em princípio, deve mudar uma vez por semana aproximadamente 20 a 30% da água. Para este procedimento, necessita de uma mangueira e de dois ou mais baldes.

Primeiro encha a mangueira com água da torneira, tapando as extremidades com os dedos. Depois coloque uma das extremidades dentro da água do aquário, a outra no balde, que deve estar num nível mais baixo que o aquário. Destape primeiro a extremidade da mangueira que está dentro do aquário, depois a outra dentro do balde. A água começa a correr.

Para parar o fluxo de água tape novamente a extremidade da mangueira dentro do balde com o dedo. Tenha cuidado para não sugar nenhum peixe. Em caso algum deve sugar a água com a boca. Se engolir acidentalmente água do aquário, pode eventualmente contrair infecções bacterianas. Também existem mangueiras com dispositivo de sucção nas lojas da especialidade.

Quando tiver removido a percentagem pretendida de água, reponha o volume com água da torneira. A temperatura da água reposta não deve diferir muito da água do aquário (+/- 2 °C). Os peixes são muito sensíveis a temperaturas e poderiam sofrer um choque de temperatura. Além disso, a água também deve ter o mesmo valor de pHe a mesma dureza que a água no aquário. Possivelmente terá de preparar a água da torneira antes de a introduzir no aquário.

Se a água da torneira contém cloro, que é nocivo para os peixes, deve adicionar um produto especial para tratar a água (disponível nas lojas da especialidade) ou manter a água em bacias durante várias horas antes de a utilizar, para que o cloro se dissipe. Informe-se junto de instituições locais sobre os valores da sua água da torneira.

Se gostou de O que devo ter em atenção ao mudar a água do meu aquário? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.