O que devo ter em atenção ao tratar os peixes com medicamentos?

 

O que devo ter geralmente em atenção ao tratar os meus peixes com medicamentos?

Durante o tratamento, observe os seus peixes com especial atenção. Se notar que o medicamento não é tolerado, deve interromper de imediato a terapia e trocar a água, ou mudar os peixes para outro aquário. Para este efeito, necessita de um outro aquário, que deve equipar como um aquário de quarentena.

Indícios de intolerância podem ser os seguintes: os peixes “baloiçam”, deitam-se de lado, nadam com grande velocidade, tornam-se extremamente apáticos ou a sua respiração é muito ofegante. Aconselho-o a seguir as seguintes regras ao administrar medicamentos:

Administre os medicamentos apenas em caso de doença, nunca como profilaxia.

Peça um diagnóstico exacto ao veterinário, para que os seus peixes recebam o medicamento correcto.

Esclareça também junto do veterinário se o medicamento escolhido é tolerado por todos os habitantes do aquário (caracóis, crustáceos, etc.).

Administre o medicamento na dose certa. Em caso de dosagem insuficiente, pode não ter efeito; em caso de sobredosagem, pode prejudicar ainda mais os seus peixes.

Nunca administre dois medicamentos em simultâneo, a não ser que tenha sido assim prescrito pelo veterinário. As consequências podem ser graves interacções.

Produtos de tratamento de água não devem ser administrados juntamente com medicamentos, visto que muitos destes produtos contêm os chamados agentes complexantes.Estes ligam-se aos medicamentos, tornando-os ineficazes.

Mantenha o filtro a trabalhar durante o tratamento. Não use carvão activado, pois este absorve os medicamentos, tornando-os ineficazes.

Desligue o filtro UV, porque os medicamentos decompõem-se rapidamente sob luz UV, não podendo desenvolver plenamente a sua eficácia.

No final do tratamento, deve remover o medicamento mediante carvão activado no filtro e trocar durante vários dias seguidos 20 a 30% da água.

Se gostou de O que devo ter em atenção ao tratar os peixes com medicamentos? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.