O que devo ter em atenção na manutenção dos peixes combatentes?

 

Acho fascinante o comportamento dos combatentes. O que devo ter em atenção na manutenção destes peixes?

Para a observação dos combatentes recomenda-se tê-los num aquário monoespecífico. Não é necessário um aquário muito grande, mas o volume mínimo deve ser de 54 litros.
Junte um macho com duas a três fêmeas.

Para a limpeza da água, deve instalar um pequeno filtro que não cause demasiada corrente.

Os combatentes necessitam muito de calor, pelo que terá de ser instalado um aquecedor. A temperatura da água deve situar-se entre os 26 °C e os 28 °C.

Alguns combatentes não aceitam muito bem comida seca. Por isso, deve dar-lhes uma a duas vezes por semana alimento vivo ou congelado.

Para que o macho consiga fixar o seu ninho de bolhas, não devem faltar algumas plantas flutuantes o aquário. Um pouco de musgo de Java e alguns esconderijos são necessários para que a fêmea se possa esconder do macho demasiado rude durante o período de acasalamento. Num aquário monoespecífico pode igualmente observar bem o comportamento imponente dos combatentes durante este período. Com alguma sorte poderá também testemunhar os cuidados parentais desta espécie, como a construção do ninho de bolhas e a criação dos alevins.

Após a postura, os ovos e alevins são guardados pelo macho, e se estes caírem do ninho, o macho apanha-os com a boca e leva-os de volta ao ninho. Nesta altura, como o macho também considera as fêmeas como um factor perturbador e as ataca, deve transferir as fêmeas para outro aquário logo a seguir à postura. Se o macho for muito agressivo, pode mesmo matá-las.

O que devo ter em atenção na manutenção dos peixes combatentes?

Se gostou de O que devo ter em atenção na manutenção dos peixes combatentes? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.