O que são anabantídeos?

 

O que são anabantídeos? Porque é que também são conhecidos por peixes-labirinto?

Os anabantídeos ou peixes-labirinto possuem um órgão respiratório suplementar, o chamado labirinto. Com este órgão conseguem absorver ar atmosférico à superfície da água. Os anabantídeos têm de ter um acesso permanente à superfície da água, senão asfixiam. Graças a esta modalidade de respiração adicional, conseguem sobreviver também em águas com pouco oxigénio.Isto dá-se, por exemplo, em águas pouco profundas fortemente aquecidas ou quando há poluição orgânica acentuada.

Os anabantídeos são oriundos de África e da Ásia. Representantes desta família são os bettas, como o combatente (Betta splendens), os peixes-paraíso (.Macropodus opercularis), guramis como o Trichogaster leeri e os guramis-beijadores (Helostoma temminckii).

A maioria dos anabantídeos exerce cuidados parentais. Muitos constroem um ninho de bolhas à superfície da água, que é guardado pelo macho. Mas existem também outros que constroem os seus ninhos de bolhas em pequenas cavernas, como o Pseudophromenus dayi, e também há incubadores bocais, como o gurami chocolate (Spaerichthys osphromenoides).

O que são anabantídeos?

Se gostou de O que são anabantídeos? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia 1 Comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Uma pessoa comentou a mensagem “O que são anabantídeos?”

  1. Elisangela diz:

    gostaria de saber se todos peixes anabantídeos vivem sem a bomba de oxigenio em um aquario, e se o Trichogaster respira igual o betta e se ele vive em agua parada tbm. bjss Obrigada

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.