Os meus peixes dourados apresentam pontos brancos no corpo. O que é?

 

Os meus peixes dourados apresentam pequenos pontos brancos no corpo. De que se trata?

No período de acasalamento, os machos de peixes dourados podem apresentar pequenos pontos brancos na zona da cabeça. Não se trata de nenhuma doença, os peixes encontram-se bem e têm um comportamento normal. Mas se se tratar de grãozinhos por todo o corpo e se os peixes manifestarem sintomas de doença como, por exemplo, esfregar-se em objectos, barbatanas presas ou falta de apetite, trata-se da doença dos pontos brancos. É causada por um protozoário, o Ichthyphthirius multifiliis, pelo que a doença é conhecida entre os aquariofilistas por íctio.

Para combater este parasita, existem diferentes medicamentos eficazes no mercado. Em peixes dourados que durante os meses de Verão são mantidos em lagos de jardim, que contêm igualmente moluscos, pode ainda existir outra causa para este sintoma: as larvas dos moluscos, os gloquídeos, podem fixar-se na pele dos peixes, sendo visíveis sob a forma de pontos brancos.

As larvas abandonam os peixes por si próprias após algumas semanas. Neste caso, não necessita de adicionar medicamentos à água, porque geralmente os peixes não são muito afectados. Estes moluscos, geralmente mantidos mais em lagos do que em aquários, ajudam na filtragem da água, sendo por isso úteis.

Os meus peixes dourados apresentam pontos brancos no corpo. O que é?

Se gostou de Os meus peixes dourados apresentam pontos brancos no corpo. O que é? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.