Os nossos peixes têm uma camada cinzenta aveludada na pele. O que é isto?

 

Geralmente, estes sedimentos na pele são provocados por protozoários como o Oodinium ou o Costia. Frequentemente os peixes esfregam-se em pedras, raízes ou plantas. A doença provocada pelo Oodinium também é designada por doença do veludo, devido à película cinzenta, parecendo veludo, que cobre a pele do peixe. Estes pequenos protozoários de forma arredondada alojam-se na epiderme e nas brânquias do peixe e alimentam-se das suas secreções. Uma infestação forte pode provocar inflamações na pele, podendo resultar na perda de grande superfície da epiderme. Quando as brânquias são atingidas, os peixes têm também dificuldade em respirar.

Também o Costia, um parasita cuja forma lembra um feijão, ataca a pele e as brânquias. Além de uma camada cinzenta, num estado avançado da infestação podem surgir lesões na pele, que chegam até aos músculos. Este parasita ataca, além dos peixes jovens, sobretudo peixes cujo sistema imunológico está enfraquecido.

Para identificar o parasita que ataca os seus peixes, pode ser efectuada uma análise microscópica de uma colheita da pele pelo veterinário. Poderá eventualmente combater estes parasitas com medicamentos contendo verde de malaquite ou cobre, disponíveis nas lojas da especialidade. Por vezes, também infecções bacterianas podem ser responsáveis por estes sintomas. No entanto, estes só podem ser tratados com antibióticos sujeitos a receita médica.
Em qualquer dos casos, deve analisar os valores da água, porque uma má qualidade da água também pode causar alterações na pele.

Se gostou de Os nossos peixes têm uma camada cinzenta aveludada na pele. O que é isto? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.