Os peixes podem ser atacados por vermes?

 

Os peixes podem ser atacados por vermes? Como pode ser determinada uma infestação por vermes?

Tal como noutros animais vertebrados, podem surgir diversos tipos de vermes nos peixes.

Os vermes da pele e das brânquias são apenas visíveis ao microscópio. Quando ocorre uma infestação com vermes da pele, os peixes esfregam-se frequentemente em pedras ou plantas e fazem fortes movimentos de engolir. Não raras vezes estes vermes provocam lesões da pele, que por sua vez originam uma infecção bacteriana. Os vermes das brânquias vivem nas brânquias dos peixes, onde provocam infecções nos tecidos. Em caso de forte infestação, os peixes têm grande dificuldade em respirar.

Dentro do intestino podem surgir diversos tipos de ténias ou nematóides. Peixes infestados por esses vermes apresentam como sintoma um acentuado emagrecimento.

Existem ainda outros tipos de vermes e suas larvas, que podem atacar quase todos os órgãos dos peixes provocando os mais diversos sintomas. O peixe afectado pode por exemplo parecer apático, ter uma coloração escura da pele ou recusar alimento.

O melhor é consultar o seu veterinário, que poderá determinar de que tipo de verme se trata, e receitar o medicamento adequado. Infelizmente não existe nenhum produto universal anti-vermes.

Se gostou de Os peixes podem ser atacados por vermes? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.