Os peixes podem ser colorados artificialmente?

 

Vi numa loja especializada um parambassis lala, que tinha uma cor de aspecto artificial. Os peixes podem ser colorados artificialmente?

Às vezes surgem nas lojas de animais peixes que apresentam subitamente uma cor fluorescente ou de tipo néon, apesar de geralmente serem conhecidos como peixes pouco vistosos. Neste caso, podem ter recebido uma injecção de cor artificial. Isto também é feito noutras espécies, como por exemplo nos coridoras.

Nos peixes jovens, pode obter-se a coloração magnífica de um peixe adulto através da administração de hormonas sexuais masculinas. Geralmente, a coloração artificial desaparece dentro de poucos meses, ou então os peixes duram relativamente pouco tempo. Não deve comprar peixes coloridos artificialmente, sobretudo por razões de protecção dos animais.

Para realçar a coloração vermelha dos peixes, são adicionados carotinóides à comida convencional. Já deve conhecer isto no caso da truta salmonada, que no fundo é uma truta normal. A sua carne tem a coloração de um salmão devido à adição de carotinóides à alimentação. Sobretudo no caso dos peixes dourados (Carassius auratus auratus) e kois (Cyprinus carpio), são adicionados carotinóides à comida para obter tons de vermelho mais intensos. Isto nao tem efeitos adversos para os peixes.

Os peixes podem ser colorados artificialmente?

Se gostou de Os peixes podem ser colorados artificialmente? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.