Porquê que os meus peixes nadam à superficie e respiram mal?

 

Os meus peixes estão a nadar à superfície do aquário, permanecem à saída do filtro e têm dificuldade em respirar. Porque têm este comportamento?

Os seus peixes sofrem de falta de oxigénio. A água do seu aquário pode não ter oxigénio suficiente. Neste caso, os peixes tentam aproveitar a água à saída do filtro, que contém ainda um pouco mais de oxigénio. Deve de imediato testar o teor de oxigénio na água (com um teste disponível no mercado).

Caso a água tenha pouco oxigénio (inferior a 4 mg por litro de água), deve efectuar de imediato uma troca parcial de água. Além disso, deve providenciar uma melhor oxigenação através de uma bomba de membrana, bem como instalar no aquário uma pedra difusora. Controle igualmente a temperatura da água, pois com o aumento da temperatura o oxigénio na água diminui. Eventualmente deverá reduzir a potência do aquecedor.

Outra razão para a falta de oxigénio dos peixes pode ser uma danificação das brânquias, quando por exemplo se verifique uma forte infestação de parasitas ou uma infecção bacteriana. Neste seguimento, o oxigénio já não é absorvido devidamente pelas brânquias. Também neste caso pode tomar as medidas acima indicadas. Deve ainda administrar medicamentos para combater os parasitas ou a infecção. Peça conselho ao seu veterinário.

Se gostou de Porquê que os meus peixes nadam à superficie e respiram mal? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia 1 Comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Uma pessoa comentou a mensagem “Porquê que os meus peixes nadam à superficie e respiram mal?”

  1. Alexandra Lambraki diz:

    Parabens. Amei o Site. Bjs

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.