Porque se esfregam os meus peixes na decoração do aquário?

 

Quando os peixes se esfregam em pedras, raízes, plantas ou no fundo do aquário, isso é um sinal de irritação da pele e/ou das brânquias. As causas podem ser parasitas protozoários ou metazoários, como os Trichodina, ou vermes da pele e das brânquias.

Frequentemente, o único indício de uma infestação com Trichodina é o comportamento do peixe (esfregar-se), enquanto a pele não apresenta sintomas. Estes protozoários circulares fixam-se na pele e nas brânquias. Muitas vezes este parasita aparece juntamente com os vermes da pele (Gyrodactylidae). Estes pertencem aos trematódios, que se fixam com as suas ventosas na pele do animal e alimentam-se das células da epiderme. Frequentemente, provocam uma infecção bacteriana, que pode levar a profundas lesões na pele.

Os vermes das brânquias (Dactylogyridae) pertencem igualmente aos trematódios, fixando-se com as suas ventosas nas brânquias. Os peixes afectados manifestam sintomas que vão do esfregar-se na zona das brânquias, movimentos bruscos da cabeça, movimentos extremamente rápidos ao nadar, respiração ofegante até à dificuldade em respirar.

Como tratamento destes parasitas, podem ser administrados banhos de formalina ou medicamentos sujeitos a receita médica. Peça conselho ao veterinário. Adicionalmente, deve controlar os valores da água, melhorando-os eventualmente. Um valor de pH demasiado ácido ou alcalino pode igualmente ser a causa deste comportamento dos peixes.

Se gostou de Porque se esfregam os meus peixes na decoração do aquário? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.