Posso mandar examinar peixes mortos?

 

Posso mandar examinar peixes mortos, para saber se eles tinham uma doença contagiosa?

Existem entidades que examinam peixes mortos. Pode encontrar os endereços na Internet ou solicitá-los à Faculdade de Medicina Veterinária. Mas estes exames devem ser efectuados de imediato. Isto é, deve levar o peixe às instalações da entidade examinadora, refrigerado, dentro de três horas após a morte do animal, no máximo. Isto porque poucas horas após a morte do animal torna-se impossível comprovar a presença da maior parte dos parasitas.

Também alterações nos órgãos não podem ser avaliadas, dado que se decompõem rapidamente no corpo de um animal tão pequeno. Análises microbiológicas não podem ser igualmente efectuadas em estado de avançada decomposição. Em caso algum pode enviar os peixes mortos por correio, porque o transporte leva demasiado tempo.

O melhor é levar o peixe doente ainda vivo ao local da análise, de modo que o veterinário possa avaliar correctamente os sintomas e eventualmente sacrificar o peixe conforme as normas de protecção dos animais. Em seguida, ele poderá efectuar as análises necessárias e adoptar medidas para salvar os restantes peixes do seu aquário.

Se gostou de Posso mandar examinar peixes mortos? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.