Quais são as características dos calictídeos?

 

Os calictídeos, com mais de 2000 espécies, vivem em zonas moderadas subtropicais e tropicais nos mais diversos tipos de água. A maioria dos calictídeos nada perto do fundo e gosta de estar escondida. Muitos têm hábitos nocturnos. O espectro alimentar engloba espécies herbívoras e comedores de algas, bem como predadores. Os coridoras sul-americanos comem pequenas larvas de insectos e minhocas.

Os Loricariidae, igualmente provenientes da América do Sul, raspam algas ou pequenos animais sugando-os com a sua boca dentada. Apenas os coridoras anões e os peixes-vidro vivem entre plantas em águas calmas, alimentando-se de pulgas de água e de outros pequenos animais.

Algumas espécies como o Ancistrus dolichopterus efectuam cuidados parentais, enquanto outros não cuidam mais dos ovos após a desova. O comprimento dos calictídeos adultos varia, conforme a espécie, entre 2 cm e 3 m. A sua forma também pode variar muito. Os calictídeos não têm escamas na superfície do corpo. Em muitas espécies, o corpo está coberto de placas ósseas, que protegem o seu corpo como uma armadura. A maioria das espécies tem barbilhos à volta da boca, que desempenham um papel importante na procura de alimento por terem muitos receptores gustativos.

Alguns calictídeos, como os coridoras, têm uma forma especial de respirar: além da respiração através das brânquias, conseguem, através da mucosa intestinal, absorver o oxigénio do ar atmosférico que engolem.

Quais são as características dos calictídeos?

Se gostou de Quais são as características dos calictídeos? partilhe no Facebook e Twitter!


Partilhar 


Se gostou do Artigo,
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos

Escrito por admin em Guia de Aquariofilia Deixe um comentário

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.