Peixe Betta (Siamese Fighting) – Saiba como cuidar melhor do seu peixe de estimação

O betta, pronunciado [bet-ta], ou peixe de briga siamês, é um peixe de água doce tropical da família dos gouramis.

Recursos adicionais sobre o peixe Betta

Cuidados com Peixe Betta

Aprenda a cuidar do seu peixe Betta.Leia mais aqui

Alimentação de Peixe Betta

Aprenda os melhores tipos de alimentos, além de quanto e com que frequência alimentar seu peixe betta. Leia mais aqui

Doenças em Peixe Betta

Aprenda a tratar um peixe betta doente identificando as doenças mais comuns. Leia mais aqui

Os peixes betta mais populares são cientificamente conhecidos como Betta splendens. Populares tanto entre aquaristas iniciantes quanto experientes, os bettas foram coroados como uma das espécies de peixes de estimação mais populares do mundo. Suas grandes personalidades, inteligência e colorações brilhantes criaram uma grande e leal base de fãs.

O habitat nativo e selvagem do peixe betta inclui campos de arroz densamente vegetados, planícies de inundação e canais de água parada em locais como Tailândia e Camboja. Esses locais experimentam períodos de seca prolongada. O betta pode sobreviver em pequenos volumes de água com baixo teor de oxigênio (até mesmo em poças) enquanto tenta saltar para corpos de água maiores.

O betta é um peixe labirinto, o que lhe permite respirar ar atmosférico na superfície da água, assim como debaixo d’água através de suas brânquias. Essa habilidade única ajuda o betta a sobreviver a essas secas – em água que contém muito pouco oxigênio. Essa habilidade também gerou mitos desenfreados sobre seus cuidados.

Os peixes betta precisam captar ar da água e na superfície da água. Você nunca deve encher um aquário até seu volume máximo e sempre usar uma tampa para evitar que eles saltem para fora de seu habitat.

Os Peixes Betta Podem Viver em um Aquário de Vidro?

Sim, tecnicamente um peixe betta pode viver em um aquário de vidro desde que tenha pelo menos 9,5 litros. Aquários de vidro também são ideais como habitação temporária para limpezas ou quarentena.

No entanto, os aquários dificultam a adição de equipamentos necessários e plantas para um peixe betta. Os aquários normalmente também não vêm com uma tampa – criando um problema adicional.

Os peixes betta são grandes saltadores e podem saltar para fora de um aquário sem tampa.

Tanques maiores são melhores para a manutenção e saúde do seu betta. Aquários para peixes betta devem ter um tamanho mínimo de 9,5 litros, sendo recomendado 19 litros para habitação permanente.

Habitats pequenos, como uma tigela de peixe ou um vaso, podem levar a muitos problemas. O oxigênio na água se esgota rapidamente e a temperatura da água é muito difícil de manter. Água fria leva a um betta letárgico e estressado. A qualidade da água também é uma grande preocupação em habitats pequenos e se torna tóxica muito mais rápido. Essas condições podem rapidamente criar problemas de saúde.

O alimento se decompõe e os peixes betta produzem resíduos, criando amônia, que é prejudicial para os peixes. O peixe betta na foto acima está sofrendo de podridão das barbatanas. Você não quer que seu betta nade em água suja de fezes!

Os bettas também não podem sustentar uma vida saudável vivendo em um vaso e se alimentando das raízes de uma planta. Esta falta de educação por parte dos proprietários leva ao que a PETA chama de “ser condenado a uma morte lenta, solitária e monótona por inanição.” Os bettas são carnívoros e requerem proteínas, fibras e outros nutrientes em sua dieta.

Por Que Eles São Chamados de Peixes de Briga?

No final dos anos 1800, o Rei da Tailândia se interessou pelo betta após observar trabalhadores nativos coletando-os em campos de arroz. Esses locais começaram a criá-los especificamente para lutas. O rei ficou tão envolvido no esporte de luta de peixes betta que mais tarde sancionou eventos regulares e manteve seus bettas vencedores em seus aposentos.

Os locais na Tailândia começaram a se referir ao betta como Pla Kad, ou “peixe de briga”, devido à sua agressão territorial. Essa agressão genética ainda existe em grande parte hoje e não foi eliminada.

Muitas espécies de peixes são conhecidas por viajar em grupos, chamados de cardume ou escola, mas não o betta. Peixes betta preferem ser independentes tanto em cativeiro quanto na natureza.

Na natureza, o betta tem mais espaço para ser independente e pode se retirar em segurança se encontrar outro betta. Em espaços pequenos, como um aquário, isso pode levar a agressões extremas e confrontos territoriais. Esses confrontos podem causar muito estresse e potenciais danos ou morte.

Comportamentos Comuns

Peixes betta fazem muitas coisas peculiares que podem deixar um iniciante confuso. Abaixo estão alguns comportamentos comuns que um iniciante pode experimentar ao levar seu peixe betta para casa.

Abertura das Brânquias

Peixes betta abrem seu opérculo, ou tampa branquial, em um ato de intimidação. Isso faz com que o betta pareça maior e mais ameaçador para possíveis predadores ou outros peixes betta. Seu betta também pode fazer isso se você se aproximar rapidamente de seu tanque ou território. Se você quiser ver esse comportamento em ação, tente usar um pequeno espelho para que ele ou ela possa ver seu reflexo.

Construção de Ninho de Bolhas

Os machos instintivamente constroem ninhos de bolhas para atrair uma fêmea para acasalamento. Isso pode acontecer mesmo que não haja uma fêmea presente. Se seu betta está fazendo um ninho de bolhas, é um sinal de que estão saudáveis. Um macho cuidará e protegerá os ovos no ninho de bolhas após o acasalamento.

Cuspindo Comida

Bettas podem ser comedores exigentes se não gostarem do que você está servindo. Eles mostram sua insatisfação cuspindo a comida de volta. Se isso acontecer, você precisará encontrar outra fonte de comida de alta qualidade. A recusa em comer também pode significar que estão cheios, mas isso é menos comum.

Nunca alimente demais seu betta, pois isso pode levar a muitos problemas de saúde. Alimente com 2-3 grânulos, 1-2 vezes por dia. Para ter uma ideia, seus estômagos são aproximadamente do tamanho de seus olhos. Visite a página de alimentação e comida de peixe betta para mais informações.

Compressão das Barbatanas

A compressão é um dos principais sinais de estresse ou doença. Isso geralmente está relacionado a mudanças abruptas na qualidade ou temperatura da água. As barbatanas do seu betta estarão coladas ao corpo em vez de abertas. Se você achar que seu betta está doente, visite a página de doenças e enfermidades de betta para ajudar a diagnosticar e tratar uma variedade de doenças comuns.

Sabia disso?

Peixes betta têm dentes realmente afiados e uma mandíbula incrivelmente forte, mas são incapazes de perfurar a pele humana.

O Betta splendens só chegou aos EUA em 1910.

Linhas horizontais ao longo do corpo de um macho ou fêmea são um indicativo de estresse.

Peixes betta inflam ou desinflam seu órgão interno chamado bexiga natatória para controlar sua profundidade na água. A superalimentação pode causar distúrbio da bexiga natatória.

Tipos de Peixe Betta

O tipo de peixe betta mais comum em pet shops é o Betta splendens. Eles são bastante diferentes em cor e tamanho, comparados aos seus equivalentes selvagens. Peixes betta selvagens têm nadadeiras menores e são de cor verde opaca ou marrom.

O Betta splendens foi criado seletivamente em muitos tipos diferentes de caudas e todas as combinações de cores que você pode imaginar. Os tipos de cauda mais comuns nos EUA são o veiltail e o crowntail, com as cores mais comuns sendo vermelho ou azul.

Machos vs. Fêmeas

Machos e fêmeas têm aparências muito diferentes. Machos têm nadadeiras mais longas e geralmente possuem colorações mais brilhantes. É por isso que peixes betta machos são mais procurados.

Ao contrário dos machos, as fêmeas betta podem viver pacificamente juntas no mesmo tanque em algo chamado Sorority. Uma sorority é composta por 5 ou mais peixes betta fêmeas coabitando.

O tamanho mínimo do habitat para uma sorority é de 38 litros. Ainda assim, deve-se ter cautela ao configurar inicialmente uma. Se uma fêmea parecer ser agressora, ela pode precisar ser removida e transportada para um novo tanque sozinha.

Para mais informações sobre como identificar o sexo de um betta, e para ler a lista completa de diferenças entre machos e fêmeas, visite a página de anatomia do peixe betta.

Peixes Betta São Ótimos Animais de Estimação

Seja como o primeiro animal de estimação para ensinar responsabilidade ao seu filho, a sexta adição de animal à família, ou o companheiro do seu quarto na universidade, um peixe betta encantará qualquer espaço.

Você sabia que peixes betta e outros peixes tropicais e aquários podem reduzir o estresse? Chegar em casa após um longo dia na escola ou no trabalho e assistir um peixe betta explorando elegantemente seu habitat é muito relaxante.

Bettas são relativamente baratos para comprar, montar e manter comparados a muitos outros animais de estimação. Eles ocupam um espaço pequeno e sua comida dura muito tempo.

Embora as mudanças de água, limpezas e alimentações exijam algum tempo de sua parte, eles não fazem cocô ou xixi dentro de casa, e você não precisa de um cuidador se for ficar fora por um dia ou dois.

Se você já é um pai ou mãe de um peixe betta, tenho certeza de que tem muitas outras razões pelas quais também gosta deles.

Deixe um comentário