Saber cuidar de um peixe betta significa entender o que os mantém saudáveis e felizes e conhecer as causas de estresse e doenças para evitá-las. Neste guia abrangente, você aprenderá tudo o que precisa saber para promover um habitat saudável, incluindo o tamanho recomendado do aquário, qualidade e manutenção da água, alimentação e muito mais.
Com os cuidados adequados, seu betta pode viver até dez anos, embora a expectativa de vida média seja de 2 a 4 anos. Essa discrepância deve-se em grande parte a informações erradas encontradas em lojas de animais, na internet e entre outros proprietários de bettas. Os peixes betta são uma espécie bela e inteligente que merece um cuidado apropriado.
Responsabilidades no Cuidado
Cuidar de seu betta requer um pouco de educação e responsabilidade, tanto para crianças quanto para adultos. O belo betta é bastante resiliente e não é caro para comprar ou manter, trazendo anos de companheirismo e alegria.
Checklist: Betta Saudável vs. Betta Doente
É crucial poder identificar a diferença entre um betta saudável e um doente, pois isso influenciará o tipo de cuidado que você precisará fornecer ao longo do tempo. Aqui estão as características comuns de bettas saudáveis e doentes:
Betta Saudável:
- Aproxima-se para investigar quando você chega perto do habitat;
- É agressivo e pode abrir suas guelras em resposta a estímulos;
- Possui cores vivas, especialmente os machos;
- Tem apetite e come regularmente;
- Apresenta nadadeiras sem danos.
Betta Doente:
- Perda de apetite por períodos prolongados;
- Letargia e tendência a se esconder;
- Coloração opaca, especialmente nos machos;
- Nadadeiras desgastadas com bordas pretas;
- Crescimentos brancos no corpo ou boca;
- Natação anormal;
- Respiração dificultosa;
- Nadadeiras comprimidas;
- Inchaço.
Ambiente e Tamanho do Tanque
O tamanho mínimo absoluto para um aquário saudável para betta é de 2,5 galões, sendo 5 galões o recomendado. Tanques maiores são mais fáceis de manter em termos de ciclos de nitrogênio e temperatura e requerem limpezas menos frequentes. Um grande mito sobre os bettas é que eles podem viver bem dentro de um pequeno vaso ou tigela. Para colocar isso em perspectiva, você também poderia sobreviver dentro de uma pequena caixa de madeira se recebesse comida e água, certo? Mas você não estaria feliz ou saudável.
Luz: Natural e Artificial
Os bettas precisam de luz natural ou artificial enquanto estão acordados durante o dia, e de escuridão à noite para poderem dormir. Isso estabelece um padrão regular de dia e noite, regulando seu relógio biológico interno. Evite a luz solar direta no aquário, pois ela pode elevar rapidamente a temperatura da água a níveis perigosos e promover o crescimento indesejado de algas.
Companheiros de Tanque e Acessórios
Alguns bettas são muito agressivos para viver com outros habitantes, mas podem conviver pacificamente com certos tipos de peixes que não são agressivos e não possuem cores brilhantes ou nadadeiras longas. Plantas e esconderijos imitam o habitat natural do betta e ajudam a reduzir o estresse, proporcionando locais seguros para eles se esconderem, especialmente durante o sono.
Alimentação e Cuidados
Os bettas são carnívoros e precisam de uma dieta rica em proteínas. Não alimente seu betta com comida de peixe tropical comum, pois eles precisam de uma dieta específica. A alimentação excessiva deve ser evitada, pois pode levar a problemas de saúde como inchaço e constipação.
Este guia foi elaborado para ajudar você a entender melhor os cuidados necessários para manter seu peixe betta saudável e feliz. Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário abaixo.
Desde pequeno, estive cercado por aquários e desenvolvi uma paixão transmitida por minha família. Após me formar em Biologia Marinha, percebi que poderia ajudar outros entusiastas e, junto com meu irmão Alexandre, fundei o aquariofilia.net. Nosso objetivo é tornar a arte da aquariofilia acessível para todos os interessado.